Preview Mode Links will not work in preview mode

Creative Disturbance


Jun 3, 2019

Jorge Antunes formou-se em violino, composição e regência. Em 1961 se destacou como precursor da música eletrônica no Brasil. Realizou estudos pós-graduados na Argentina, na Holanda e na França. Foi Professor Titular na Universidade de Brasília de 1973 até 2011 quando se aposentou. Obteve vários prêmios nacionais e internacionais. É membro da Academia Brasileira de Música. Suas obras são publicadas por Salabert, Breitpkof&Hartell, Gerig, Ricordi, Sistrum, Billaudot e Suvini Zerboni.

Escritor

Sua produção literária é vasta, embora pouco conhecida. A divulgação de seus poemas, crônicas e outros escritos tem se restringido à inclusão em algumas coletâneas, livros coletivos e jornais e revistas. Em 1998 a editora Hemisfério Sul, de Blumenau, publicou seu livro de literatura juvenil A Morte do Arco-Íris. Em 2001 ganhou o primeiro lugar no concurso de contos da Revista Poiésis. Em 2006 recebeu menção honrosa no Concurso de Contos Yage, em Salzburg, na Áustria.

Artista Plástico

Participou dos Salões Nacionais de Belas Artes, do Salão de Abril no MAM e dos Salões Nacionais de Arte Moderna. Partindo do princípio de que “o grau de recepção de uma mensagem artística é proporcional ao número de sentidos usados na recepção”, criou obras as quais denominou “arte integral”, pelo apelo direto aos cinco sentidos, inclusive o paladar. Emprega assim os diferentes recursos audiovisuais e cinéticos, além de odores, elementos gustativos e possibilidades táteis.